Colégio Chalupe

ACOLHIMENTO - AUTONOMIA - COOPERAÇÃO

Com uma trajetória que teve início em 1982, o Colégio Chalupe vem formando pessoas competentes, criativas e conscientes. Fundado por uma família para famílias que buscam uma educação integral e humanista, o colégio vai muito além da educação formal, dos conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades cognitiva. Nosso objetivo é também atender aos anseios de pessoas que buscam a formação de valores na educação de seus filhos. Para isso, cuidamos para que cada estudante, desde o infantil até o ensino médio, saia preparado para sua vida pessoal, social e acadêmica.

Missão

Construir conhecimentos que auxiliem na formação de pessoas autônomas, solidárias, sensíveis e versáteis, favorecendo a convivência, num ambiente saudável, inovador e multidisciplinar em que as ações sejam permeadas por valores éticos próprios de uma educação integral e humanista.

Valores

Ética
Ser uma instituição de ensino educacional fundamentada em uma postura íntegra, justa, honesta, valorizando a verdade, o respeito e o diálogo.

Respeito e Justiça

Agir sem discriminar as pessoas, tratando-as de forma personalizada, com imparcialidade e respeitando as diferenças individuais.

Responsabilidade Social
Agir de maneira consciente e responsável com as questões sociais e ambientais, buscando um relacionamento sustentável com fornecedores e parceiros.

Profissionalismo e Cooperação
Atuar de forma organizada e planejada, valorizando o trabalho em equipe e a ajuda mútua.

Confiabilidade
Ser uma instituição que inspire segurança e credibilidade, da qual todos tenham orgulho de participar.

Coerência
Agir sempre no sentido de cumprir a nossa missão respeitando os valores em que acreditamos.


Qualidade

Estimular a inovação e criatividade, de forma planejada e integrada, com foco em qualidade e nos resultados, propiciando a perenidade da organização

Visão

Ser o centro referencial em aprendizagem e convivência harmônica das diversidades culturais e individuais, onde as potencialidades do indivíduo possam ser desenvolvidas.

Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico do colégio orienta-se por um fazer cotidiano que objetiva a aquisição de conhecimentos e competências permeados pelo diálogo, respeito à diversidade , atitude crítica e edificada em princípios éticos e de solidariedade.

Fundamenta-se nos princípios da Educação Integral e Humanista que:
revela uma concepção de criança e de adolescente como sujeito competente e de direitos; 
considera a sua dimensão intelectual, social, emocional, expressiva, cultural, e relacional; 
respeita as características de cada faixa etária em direção à sua formação integral em que o sentir, pensar e agir e se relacionar estão intrinsecamente interligados. 

Para dar concretude a esses princípios, nossa proposta de ensino-aprendizagem fundamenta-se nos referenciais de educação descritos no relatório da UNESCO:

"Aprender a ser" - investimento no desenvolvimento físico emocional, ético, estético como processo contínuo para construção de referências intelectuais que permita ao estudante compreender o mundo.

"Aprender a conhecer"- construção de saberes, desenvolvendo espírito investigativo e senso crítico.

"Aprender a fazer" – construção de procedimentos e estratégias para transformar informação em conhecimento; elaborando num encadeamento entre ação e experiência o seu próprio conhecimento

"Aprender a conviver" - investimento num movimento simultâneo em busca de reconhecimento da própria identidade e em um esforço de aceitação das diferenças; compreendendo a interdependência entre todos os seres humanos.